As evidências provaram que a origem das finanças também é antiga como a vida humana nesta terra. Originalmente, a palavra finanças é uma palavra francesa. No século XVIII, foi adotado pelos ingleses para significar “a administração do dinheiro”. Finanças é a gestão de fundos ou dinheiro e envolve atividades como orçamento, empréstimo, previsão, investimento e poupança. Em outras palavras, finanças é o estudo da gestão de fundos e o processo de aquisição dos recursos necessários.

Tipos de finanças

Finanças públicas,

Finanças pessoais,

Finanças Corporativas e

Finanças Privadas.

Cada um dos tipos é explicado abaixo com suas definições.

Finanças públicas:

As finanças públicas lidam com o estudo das despesas e receitas do Estado. Considera apenas as finanças do governo. O escopo das finanças públicas inclui a arrecadação do fundo e sua alocação entre os diferentes setores de atividades do Estado que são considerados funções ou deveres essenciais do governo.

As finanças públicas podem ser classificadas em três tipos:

1- Despesa pública: gasto público significa os gastos incorridos pelo governo para sua manutenção e para o bem-estar e preservação da economia, sociedade e nação.

2 – Receitas Públicas: em termos gerais, as receitas públicas incluem todas as receitas e receitas, independentemente da sua natureza e fonte, que o governo adquire durante um determinado período. Incluirá também os empréstimos levantados pelo governo. Resumidamente, incluirá apenas a receita de recursos de receita que incluem impostos, preços, taxas, penalidades, multas, presentes etc.

3- Dívida pública: dívida pública significa os empréstimos contraídos que são uma fonte de financiamento público que carregam consigo a obrigação de reembolso aos particulares e os juros.

Finanças pessoais:

As finanças pessoais denotam a aplicação dos princípios das finanças às decisões monetárias de uma família ou de um indivíduo. Inclui as maneiras pelas quais as famílias ou indivíduos obtêm, orçam, gastam e economizam recursos monetários ao longo de um período, considerando diferentes eventos de vida futuros e riscos financeiros. A posição financeira está focada na compreensão dos recursos pessoais disponíveis, examinando os fluxos de caixa das famílias e o patrimônio líquido. O patrimônio líquido é o balanço patrimonial de um indivíduo, obtido pela soma de todos os ativos sob o controle desse indivíduo, menos todos os passivos da família de cada vez.

Finanças corporativas:

As finanças corporativas incluem atividades financeiras relacionadas à administração de uma corporação. É um departamento ou divisão que supervisiona as funções financeiras de uma empresa. A principal preocupação das finanças corporativas é a maximização do valor para o acionista por meio de planejamento financeiro de curto e longo prazo e implementação de diferentes estratégias.

Finanças Privadas:

O financiamento privado denota um método alternativo de financiamento corporativo que ajuda uma empresa a levantar fundos para evitar problemas monetários com um prazo limitado. Basicamente, este método ajuda uma empresa que não está cotada em bolsa ou não consegue obter financiamento nesses mercados. Um plano financeiro privado também pode ser adequado para uma organização sem fins lucrativos.

Sobre nosso trabalho 

Se este artigo fez sentido e fez você refletir de alguma forma, a PBS (Personal Business Solution), em conjunto com a Five Rings Financial e a Agência Brazillionaires, oferece serviços de consultoria financeira para a comunidade brasileira e demais imigrante nos EUA. Através de ampresas americanas com mais de 100 anos de atuação no mercado, nossos consultores licenciados têm acesso a produtos financeiros que proporcionam um planejamento patrimonial para todos os orçamentos. A nossa consultoria é um processo de Educação Financeira na qual nosso cliente aprende, desde conceitos básicos de finanças pessoal, até estratégias financeiras e tributárias mais elaboradas disponíveis aqui nos EUA, para organizar, proteger e aumentar o seu patrimônio. Fale com um de nossos Educadores Financeiros, é totalmente grátis.

Novos artigos todas as terças e quintas.