O dinheiro pode ser um dos maiores estressores nos relacionamentos, mas você pode reduzir o estresse começando a discutir finanças com seu parceiro desde o início

Quando se trata de dinheiro, a honestidade é a chave para um relacionamento saudável. Ter uma discussão financeira com seu parceiro desde o início pode ajudá-lo a evitar futuros conflitos sobre dinheiro. Aqui estão quatro passos para começar:

Passo 1: Discuta seus valores em relação às finanças

As pessoas têm atitudes diferentes em relação ao dinheiro que podem resultar de educações, culturas e objetivos pessoais diferentes. Conhecer essas diferenças pode te ajudar a ter um diálogo honesto sobre seus valores quando o assunto é dinheiro e o que mais importa para você. Você pode fazer perguntas como:

Com o tempo, você gostaria de comprar uma casa?

Em quanto tempo você espera atingir esse objetivo?

Quais são seus objetivos em relação à aposentadoria?

Quer se aposentar mais cedo?

Como você espera viver na aposentadoria?

Quer priorizar gastar dinheiro em viagens e outras experiências?

Para quais instituições de caridade você quer doar dinheiro? Quanto?

Passo 2: Entenda a situação financeira de ambos

Reúna informações como sua pontuação de crédito, ganhos, economias e dívidas e peça ao seu parceiro para fazer o mesmo. Sentem-se juntos e compartilhem esta informação. Seja aberto e honesto (sem julgamentos) sobre suas situações, como você chegou a esse ponto e quanto tempo levará para pagar suas dívidas e/ou atingir suas metas de economia para ajudar a garantir que você esteja ciente de quaisquer problemas que possam ressurgir no futuro.

Etapa 3: Decida se ingressar em suas contas. É a melhor opção para você

Pergunte a si mesmo o quanto você deseja compartilhar e quanta autonomia financeira você espera manter, e discuta isso como um casal. Eles podem considerar combinar suas contas para facilitar o pagamento de contas e despesas domésticas, mas podem considerar manter suas contas separadas se quiserem manter o controle de suas próprias finanças.

Passo 4: Planeje metas para o futuro

Discuta seus objetivos para o futuro como um casal e o que isso significa financeiramente. Isso pode incluir perguntas como:

Onde queremos viver em cinco anos? A resposta pode afetar a área onde eles escolhem morar, se alugam ou compram uma casa, estilo de vida e outros fatores.

Para quais grandes compras e eventos da vida devemos começar a economizar? Isso pode incluir um carro, um adiantamento em uma casa ou começar a economizar para a aposentadoria.

 Sugestão:

Pergunte a si mesmo o quanto você deseja compartilhar e quanta autonomia financeira você espera manter, e discuta isso como um casal.

Ao discutir essas metas, considere as responsabilidades atuais e futuras. Por exemplo:

Se planejamos ter filhos, para que teremos que economizar? Esperamos mandá-los para uma escola particular? Quanto devemos economizar para a faculdade?

Teremos que cuidar de nossos pais, irmãos ou outros membros de nossa família?

Continue esse diálogo ao longo de seu relacionamento e discuta regularmente sua abordagem às finanças para permanecer honesto e certifique-se de que ambos estejam cientes de quaisquer mudanças em sua situação financeira.

Sobre nosso trabalho 

Se este artigo fez sentido e fez você refletir de alguma forma, a PBS (Personal Business Solution), em conjunto com a Five Rings Financial e a Agência Brazillionaires, oferece serviços de consultoria financeira para a comunidade brasileira e demais imigrante nos EUA. Através de ampresas americanas com mais de 100 anos de atuação no mercado, nossos consultores licenciados têm acesso a produtos financeiros que proporcionam um planejamento patrimonial para todos os orçamentos. A nossa consultoria é um processo de Educação Financeira na qual nosso cliente aprende, desde conceitos básicos de finanças pessoal, até estratégias financeiras e tributárias mais elaboradas disponíveis aqui nos EUA, para organizar, proteger e aumentar o seu patrimônio. Fale com um de nossos Educadores Financeiros, é totalmente grátis.

Novos artigos todas as terças e quintas.