Cada início de ano é uma ótima oportunidade para rever as suas finanças; por um lado, para conhecer os resultados líquidos do exercício que acaba de se encerrar, baseados principalmente em receitas, despesas, dívidas e investimentos realizados; por outro lado, nos preparamos e traçamos os objetivos para o novo ano.
Vamos compartilhar cinco dicas, que o ajudarão a ter melhor controle sobre suas finanças e a tomar decisões estratégicas com alto impacto na vida pessoal.

*O primeiro é muito simples, embora possa ser doloroso para alguns, deve-se começar com um balanço de receitas e despesas para todo o ano que acaba de terminar, isso pode demorar algumas horas, mas é fundamental para o planejamento e a tomada de decisões do ano novo. Portanto, comece revisando seus movimentos em contas correntes e de poupança, bem como em cartões de crédito. Ideal se conseguir identificar despesas por item, por exemplo, quanto gastou com alimentação, merenda, seguros, serviços, remodelação ou despesas domésticas, entre muitas outras. Este exercício mostrará quanto você gastou em excesso (déficit) ou quanto conseguiu economizar (superávit).

*A próxima conta a revisar são os saldos das diversas dívidas adquiridas, junto com aquela que você já tinha de anos anteriores. Começa com os cartões de crédito, depois com os financiamentos extras, empréstimos para veículos ou hipotecas, até mesmo aquele dinheiro que você pegou emprestado de um parente em dezembro, para que nada fique de fora. É importante que você identifique o saldo total da dívida, a fotografia final. Você também deve considerar o saldo que tem a seu favor, ou seja, o que eles devem a você.

*Investimentos, para isso você deve se atualizar no valor de mercado que seus ativos produtivos adquiridos possuem, calcular qual foi o seu retorno no ano e se você conseguiu vencer a inflação. Isso lhe dirá se seu patrimônio foi fortalecido ou, pelo contrário, você está subcapitalizando. Se for necessário, procure um consultor na área em que você investiu ou pretende fazer alocação de renda e conheça as expectativas de curto e médio prazo.

*Dê uma olhada no ano novo, planeje com base na revisão que você acabou de fazer, não se trata de fazer um plano estratégico elaborado, apenas de estimar receitas e despesas para este novo ano, por exemplo, ir se preparando para os novos custos do seguro políticas, se você tiver quaisquer despesas médicas, como tratamento ortodôntico para seus filhos ou o nascimento de um filho, um evento familiar, como um casamento, reforma pendente de casa, conserto de veículos, abertura de um novo negócio ou venda de um ativo, e de claro que você deve considerar o aumento do custo de vida com base na inflação esperada.

Estabeleça metas razoáveis ​​para o ano novo – não confunda com promessas financeiras superficiais. Para isso, você deve se basear nas informações obtidas nos pontos anteriores, que o ajudarão a entender a viabilidade ou probabilidade de sucesso. O melhor exercício é escrever e desenvolver os objetivos em uma folha em branco, ou seja, colocar o objetivo, acompanhado dos custos ou dinheiro necessários para alcançá-lo, definir o tempo ou prazo para alcançá-lo, estudar os prós e os contras, avaliar sempre alternativas e estruturação de um plano de ação ou pelo menos um cronograma de trabalho dos primeiros passos a seguir; caso contrário, é muito provável que esses objetivos ou metas continuem sendo um simples desejo.

Esperamos que você coloque em prática esses exercícios simples, mas poderosos. Lembre-se de que melhorar as finanças pessoais depende de você. Principalmente do seu nível de disciplina, comprometimento e informação com que você trata. Feliz 2022!!!

Sobre nosso trabalho 

Se este artigo fez sentido e fez você refletir de alguma forma, a PBS (Personal Business Solution), em conjunto com a Five Rings Financial e a Agência Brazillionaires, oferece serviços de consultoria financeira para a comunidade brasileira e demais imigrante nos EUA. Através de empresas americanas com mais de 100 anos de atuação no mercado, nossos consultores licenciados têm acesso a produtos financeiros que proporcionam um planejamento patrimonial para todos os orçamentos. A nossa consultoria é um processo de Educação Financeira na qual nosso cliente aprende, desde conceitos básicos de finanças pessoal, até estratégias financeiras e tributárias mais elaboradas disponíveis aqui nos EUA, para organizar, proteger e aumentar o seu patrimônio. Fale com um de nossos Educadores Financeiros, é totalmente grátis.

Novos artigos todas as terças.