Um ​​ano atípico como o 2021 não podemos ter hábitos financeiros iguais aos que vivemos nos anos anteriores. Que lições deixa e como se preparar para 2022?

E foi assim que em um piscar de olhos o Réveillon chegou. Este momento mágico em que estendemos a mão aos nossos entes queridos e agradecemos pelo ano que acaba de terminar. Pessoalmente, acredito que neste Réveillon de 2021 não devemos cair na rotina tradicional que seguimos ano após ano nesta época… um ano diferente merece uma dinâmica diferente.

Primeiro, pelas restrições já óbvias que podemos ter para viajar ou fazer festas, e segundo, porque seria um desperdício não aproveitar o que acabamos de vivenciar para refletir e pousar as inúmeras lições que este ano nos deixou, especialmente relacionado ao nosso dinheiro. 2021 impactou fortemente nossos portfólios e mudou drasticamente a maneira como as pessoas veem e gerenciam seu dinheiro. Hoje quero guiá-lo por um exercício de reflexão de fim de ano que o ajudará a fazer um equilíbrio financeiro. O objetivo: aprender com o que fizemos bem e mal no ano para entrar em 2022 com tudo. Quero que as lições que você aprender aqui sejam a base para suas ações e hábitos no futuro. Resumindo, somos todos financeiros de nossas vidas, mesmo que não queiramos.”

Como costumo fazer nos meus artigos, por se tratar de uma dinâmica prática, recomendo que você tenha uma folha e um lápis à mão para fazer o exercício. Quero que você anote tudo o que vier à mente ao ler cada pergunta.

Vamos começar…

Analise sua renda! Suas fontes de renda eram tão seguras quanto você pensava? Sua renda foi afetada este ano? O que mudou? Algo que você faz em seu trabalho ou empresa parou de funcionar? O que você deve começar a fazer a partir de 2022 para garantir que tenha mais de uma fonte de renda? (Acredito que ter mais de uma fonte de renda é uma base financeira fundamental que todos devemos ter, independentemente do que você faz).

Analise suas despesas! Até que ponto você estava consciente de suas despesas? Suas despesas aumentaram ou diminuíram em 2021? A que isso se deve? Você ficou mais atento à forma como prioriza seus gastos? Quais despesas você deve eliminar sim ou sim no próximo ano? Como você pode se gerenciar melhor em 2022? (Em um ano tão incerto como 2021 foi e talvez uma parte de 2022, onde talvez as nossas receitas podem ser afetadas, é extremamente importante que sejamos extremamente objetivos com os nossos gastos e distingamos entre o que realmente precisamos e o que podemos esperar depois).

Analise sua economia! Você aprendeu a importância de economizar este ano? Você economizou em 2021? Sua economia aumentou ou diminuiu ao longo do ano? Eles tiraram você de problemas? Você conseguiu economizar todo mês? Que hábitos do seu dia a dia o ajudaram ou prejudicaram a economizar? Com que economia você fecha o ano? (Minha recomendação é que tenhamos dinheiro guardado para uma emergência entre 3 e 6 meses de nossas despesas fixas).

Analise suas dívidas! Você tomou boas decisões ao contrair dívidas? Você teve dívidas que arrastou ao longo do ano? Você os pagou em dia? Você se arrepende de alguma dívida que adquiriu? Você poderia ter feito algo diferente para evitar se endividar? Que hábitos financeiros você deve mudar para se livrar das dívidas o mais rápido possível
possível?

Analise seus investimentos! Seus investimentos foram afetados? O desempenho do seu investimento foi afetado pela pandemia? A pandemia mudou seus objetivos financeiros? É necessário reequilibrar sua carteira de investimentos? Você precisará de capital para fazer um investimento interessante no próximo ano?

*Essas perguntas têm como objetivo detonar o seu lado financeiro e refletir sobre o que aconteceu este ano; por ser um ano tão incomum e complicado, torna-se uma oportunidade única de aprender a tomar boas decisões com nosso dinheiro.

Gostaria de encerrar este artigo lembrando que se este ano não o derrubou, nada o fará. Se o seu equilíbrio financeiro estava bom ou ruim, não importa, o que importa mesmo é que você aprendeu e busca melhorar a cada dia. Desejo a todos um Feliz Réveillon, cheio de amor e saúde. Cuide de você e dos seus. Um feliz ano novo! Desejo a vocês um ano muito financeiro, repleto de oportunidades e aprendizado. São os votos da PBS Financials e toda equipe.

 

Sobre nosso trabalho 

Se este artigo fez sentido e fez você refletir de alguma forma, a PBS (Personal Business Solution), em conjunto com a Five Rings Financial e a Agência Brazillionaires, oferece serviços de consultoria financeira para a comunidade brasileira e demais imigrante nos EUA. Através de empresas americanas com mais de 100 anos de atuação no mercado, nossos consultores licenciados têm acesso a produtos financeiros que proporcionam um planejamento patrimonial para todos os orçamentos. A nossa consultoria é um processo de Educação Financeira na qual nosso cliente aprende, desde conceitos básicos de finanças pessoal, até estratégias financeiras e tributárias mais elaboradas disponíveis aqui nos EUA, para organizar, proteger e aumentar o seu patrimônio. Fale com um de nossos Educadores Financeiros, é totalmente grátis.

Novos artigos todas as terças e quintas.