A principal dica sobre como sair das dívidas é acabar com os débitos que possuem juros maiores, como o cheque especial, trocando por dívidas mais baratas. Outra possibilidade é renegociar a dívida diretamente com o credor. Ao visualizar as finanças organizadas, acredite: você vai ter uma noção mais ampla de como quitar dívidas e lidar melhor com seus custos mensais.

Muitas vezes sem emprego ou ganhando pouco, será possível sair das dívidas? Seja qual for a sua situação, o crucial neste momento é manter os pés no chão e ter uma atitude pragmática. Afinal, como sair das dívidas rapidamente? Para encerrar o ciclo de mau endividamento de uma vez por todas, é preciso aprender a equacionar melhor seus gastos partindo do quanto você recebe mensalmente e o quanto possui de dívidas. 

Temos certeza que você quer aprender como sair das dívidas permanentemente. E o primeiro passo para isso, acredite, não é se amparar na crise para justificar um adiamento da meta. Muitos preferem não assumir que possuem problemas financeiros e preferem tentar fugir dos problemas.

Por que não fazer diferente?

O pagamento de dívidas é crucial para que um débito não se transforme em algo que irá te acompanhar durante muitos e muitos anos. E essa observação vale mesmo em um cenário de juros baixos, com Taxa Selic em queda – o que é bastante positivo. Ainda assim, quando falamos dos juros praticados pelas instituições financeiras e seus produtos de crédito, os números são preocupantes.

Uma conta não paga hoje soma juros à próxima fatura e, não raro, se torna impagável. Por isso, a melhor opção para saber como controlar as dívidas e sair do vermelho é buscar um acordo com seus credores. Lembre que, se você tem interesse de pagar, o credor tem ainda mais interesse em receber.

Para que a dívida não se torne uma bola de neve e para que você descubra uma forma de liquidar a dívida, o melhor será buscar uma negociação que esteja de acordo com suas condições e seja justa para seu credor.

Então, tome sempre a iniciativa.

Saúde financeira é como saúde física: cada problema pede uma solução específica. Por isso, a PBS Personal & Business Solution desenvolveu diversos materiais, cursos e vídeos, procurando oferecer a ajuda mais adequada para cada perfil de pessoa e cada tipo de problema financeiro.

Referências Bibliográficas

Sobre nosso trabalho 

Se este artigo fez sentido e fez você refletir de alguma forma, a PBS (Personal Business Solution), em conjunto com a Five Rings Financial e a Agência Brazillionaires, oferece serviços de consultoria financeira para a comunidade brasileira e demais imigrante nos EUA. Através de ampresas americanas com mais de 100 anos de atuação no mercado, nossos consultores licenciados têm acesso a produtos financeiros que proporcionam um planejamento patrimonial para todos os orçamentos. A nossa consultoria é um processo de Educação Financeira na qual nosso cliente aprende, desde conceitos básicos de finanças pessoal, até estratégias financeiras e tributárias mais elaboradas disponíveis aqui nos EUA, para organizar, proteger e aumentar o seu patrimônio. Fale com um de nossos Educadores Financeiros, é totalmente grátis.

Novos artigos todas as terças e quintas.