Educação Financeira é a sua capacidade de compreender os conceitos básicos de finanças pessoais e gestão de dinheiro, mas você precisa entender esses conceitos de uma forma que permita aplicá-los em sua vida financeira cotidiana. Portanto, não se trata apenas de ter o conhecimento, mas você também deve ter a habilidade de aplicá-lo para enfrentar os desafios financeiros e cumprir seus objetivos. Para desenvolver uma relação saudável com o dinheiro, é fundamental saber administrá-lo e realizar um planejamento financeiro alinhado com seus objetivos. A boa notícia é que gestão financeira é uma habilidade possível de aprender e desenvolver com qualquer idade. Afinal, ter uma boa educação financeira é o primeiro passo para realizar um planejamento financeiro adequado para o seu perfil. Na prática, a função da educação financeira é oferecer condições para uma pessoa decidir o que deve fazer com o seu dinheiro. Ou seja, quanto dinheiro ela deve poupar, onde investir e como ter mais rentabilidade e segurança, a fim de ter independência financeira e honrar com suas despesas para evitar problemas financeiros.

Como aplicar o conhecimento de educação financeira? É preciso mais do que apenas repetir fatos e definições para entender verdadeiramente a educação financeira em um nível adequado para o sucesso. A ideia é que o aprendizado seja convertido em ações e em um comportamento prático. Porque a educação financeira leva à qualificação das tomadas de decisão. A partir dela, a pessoa tem melhores condições de saber o que fazer com seu dinheiro. Os educadores sabem que existem 6 níveis que entram em jogo com a aprendizagem cognitiva, que é o tipo de compreensão de que você realmente precisa. Para aplicar esses 6 níveis de aprendizado à educação financeira, você deve:

  • Conhecer os termos e conceitos básicos relacionados a um determinado tópico financeiro. Entenda esse tópico em um nível em que você realmente entende o conceito e como ele é aplicável em sua vida diária.
  • Em seguida, aplique esse conhecimento às suas próprias finanças para que possa construir e desenvolver uma base financeira sólida. Depois de aplicadas, você deve analisar o impacto das decisões tomadas e ajustá-las conforme necessário. É aqui que você fica atento aos pequenos detalhes que podem ser decisivos em sua estratégia.
  • Depois de fazer os ajustes necessários, você sintetiza o que aprendeu em seu plano financeiro geral. (A síntese é essencialmente onde você encaixa um tópico específico no quadro geral.)

Por último, você estará pronto para avaliar seu sucesso naquele tópico específico para que possa recuperar mais conhecimento ou passar para o próximo tópico que você precisa entender e incorporar em sua vida financeira do dia a dia.

Importância da Educação Financeira

Os benefícios não ocorrem apenas para o indivíduo que se conscientiza. Quanto mais gente procurar a educação financeira para si, melhor para a sociedade como um todo. Se o público consumidor aprende a controlar melhor suas finanças, o índice de inadimplência diminui. Com maior segurança, os empresários podem comercializar seus produtos em condições mais favoráveis. A educação financeira também permite que a pessoa explore novas possibilidades. Por exemplo, em vez de gastar todo o dinheiro com roupas, aplicar seu dinheiro também em viagens, esportes, cursos, etc., o que contribui para uma economia mais diversificada.

Sobre nosso trabalho 

Se este artigo fez sentido e fez você refletir de alguma forma, a PBS (Personal Business Solution), em conjunto com a Five Rings Financial e a Agência Brazillionaires, oferece serviços de consultoria financeira para a comunidade brasileira e demais imigrante nos EUA. Através de empresas americanas com mais de 100 anos de atuação no mercado, nossos consultores licenciados têm acesso a produtos financeiros que proporcionam um planejamento patrimonial para todos os orçamentos. A nossa consultoria é um processo de Educação Financeira na qual nosso cliente aprende, desde conceitos básicos de finanças pessoal, até estratégias financeiras e tributárias mais elaboradas disponíveis aqui nos EUA, para organizar, proteger e aumentar o seu patrimônio. Fale com um de nossos Educadores Financeiros, é totalmente grátis.

Novos artigos todas as terças e quintas.