Neste texto, estão definidos de forma genérica, os estilos comportamentais do DISC. Esclareço que de modo geral é natural que um indivíduo apresente mais de um perfil predominante em sua personalidade.
Dominância (D)– Indivíduos dominantes são assim definidos por possuírem uma capacidade natural para lidar com desafios e a resolução de problemas. Normalmente são movidos por RESULTADOS e pela tomada de iniciativa,  atuando de forma rápida,  confiante, direta, ousada, firme e determinada. Performam melhor em ambientes desafiantes.
Os desequilíbrios dos dominantes encontram-se de modo geral na intolerância a rotinas, impaciência, dificuldade de ouvir, pouca atenção a detalhes e decisões insensatas  em decorrência das deficiências anteriores.
Os autos sabotadores financeiros desse perfil costumam ocorrer em torno da sua tendência em realizar compromissos presentes com base em ganhos futuros, dificuldade em viver em função de um orçamento e uma disposição a assumir riscos para cumprir suas metas de negócios.
Movidos pelo impulso de comprar sem planejamento, ocorre de serem fisgados pela vitrine e por ofertas irresistíveis. Além disso, a desatenção a detalhes podem levá-los a muitos prejuízos como esquecimento das datas de pagamento, onerando-lhes encargos e mora por atraso de pagamento, tarifas bancárias, entre outros.
Influente (I)– A tendência natural dos influentes está nos RELACIONAMENTOS. Em geral são extrovertidos, eloquentes, otimistas, divertidos e motivadores e apresentam melhor performance em ambientes amigáveis. Personalidades influentes decidem com o coração e assim como os dominantes agem com impulsividade
Por outro lado, o influente pode precisar de cuidados no que diz respeito ao foco, à atenção a detalhes importantes e à organização.
Do ponto de vista financeiro tendem a enfrentar os mesmos problemas do primeiro: endividamento, uso abusivo de cartões de crédito e cheque especial, descuido com datas de pagamentos, com um agravante de que está perfil, por se pautar em relacionamentos, sofre do medo da rejeição e por essa razão pode vir a contrair compromissos financeiros para agradar a terceiros.
Estabilidade (S)–  A marca desta personalidade está na necessidade de SEGURANÇA. São cooperativos, confiáveis, pacificadores e perdoam com facilidade, pacientes, coerentes, bons ouvintes.  Funcionam bem em ambientes que se sintam apoiados.
Por outro lado, são indecisos, resistentes à mudança e evitam confronto, podendo passar uma impressão de indiferença.
Se comparados aos dominantes(D) e influentes(I), os estáveis possuem uma facilidade maior em viver com um orçamento determinado, já que se adaptam naturalmente às regras e regulamentos.
Os sabotadores financeiros que podem ser verificados neste perfil vinculam-se ao MEDO da escassez, situação em que o consumo exagerado é justificado pela possibilidade da falta (afetando a segurança) ou pela culpa em não atender a expectativa ou a demanda do outro. Um exemplo deste último são pais que recompensam materialmente seus filhos com brinquedos, guloseimas, entre outros, por acreditar que isso compensará sua ausência física.
Quando se sentem fora da sua zona de segurança, os estáveis tendem a ignorar os fatos. Se estiverem endividados possuem uma tendência de alienação quanto ao orçamento, já que isso lhes trará sofrimento  e comprometimento da sua tranquilidade.
Além disso, possuem dificuldade de explorar as oportunidades únicas que surgem, pela aversão ao risco, que poderia colocar em cheque a sua necessidade básica: SEGURANÇA.
Conforme (C)– A PRECISÃO é o principal motivador deste perfil. São detalhistas e obedecem às regras com facilidade. São analíticos, cuidadosos, detalhistas, organizadas e conscientes. Funcionam melhor em ambientes estruturados.
Como principais pontos de melhoria estão a rigidez, o perfeccionismo, a procrastinação, pela idealização do mundo perfeito, a interiorização de emoções negativas, expectativa exagerada acerca de si e o do outro. Costumam cultivar ressentimentos dos feitos alheios que o impactaram negativamente e ainda agir de forma legalista em relação aos outros.
Conformes não costumam enfrentar grandes desafios para gerenciar o próprio orçamento. Os sabotadores financeiros encontram-se na esfera das oportunidades, já que para eles é complicado escolher, sem considerar todas as variáveis envolvidas, o que torna a decisão um processo lento e difícil, retardando também o alcance dos seus objetivos.
E aí, com qual ou quais perfis se identificou? Ficou curioso? Quer conhecer o seu perfil comportamental e parar de se sabotar, identificando suas crenças limitantes que te impedem de prosperar na vida, impactando o seu financeiro?
A ferramenta DISC pode te ajudar nesta empreitada, contudo é imprescindível que seja aplicada com a orientação de um profissional capacitado, que te conduza neste processo de análise!

 

 

Sobre nosso trabalho 

Se este artigo fez sentido e fez você refletir de alguma forma, a PBS (Personal Business Solution), em conjunto com a Five Rings Financial e a Agência Brazillionaires, oferece serviços de consultoria financeira para a comunidade brasileira e demais imigrante nos EUA. Através de empresas americanas com mais de 100 anos de atuação no mercado, nossos consultores licenciados têm acesso a produtos financeiros que proporcionam um planejamento patrimonial para todos os orçamentos. A nossa consultoria é um processo de Educação Financeira na qual nosso cliente aprende, desde conceitos básicos de finanças pessoal, até estratégias financeiras e tributárias mais elaboradas disponíveis aqui nos EUA, para organizar, proteger e aumentar o seu patrimônio. Fale com um de nossos Educadores Financeiros, é totalmente grátis.

Novos artigos todas as terças e quintas.