Você sabia que a educação financeira pode ser transmitida a criança, a partir dos 3 anos de idade? Ensinar seu filho sobre dinheiro não o estimula a ser consumista. Pelo contrário, possibilita que ele saiba administrar e lidar com as questões financeiras de forma inteligente e responsável desde cedo.

Como pais e educadores, nosso papel é estabelecer limites aos nossos filhos e ajudá-los a construir uma primeira infância saudável, livre do consumismo desenfreado e nocivo, através da educação financeira. Porque as crianças hoje são motivadas pelos apelos de mercado e sem maturidade necessária, se tornam consumidores desde cedo, o que não é necessário, e isso gera impactos muito negativos no seu desenvolvimento físico, cognitivo e emocional.

Ensinar sobre finanças para as crianças é uma maneira de formar adultos mais conscientes. Quer colocar isso em prática? Veja algumas dicas para abordar esse tema com a criança! Não esqueça de utilizar uma linguagem lúdica.

Explique a diferença entre necessidade e vontade: a criança deve entender que ela não precisa de tudo o que quer. Dizer “não” ao seu filho é fundamental para fazê-lo compreender que não necessita de um brinquedo apenas porque viu na propaganda ou porque um coleguinha tem. Diante da insistência da criança, é importante que nós como pais e responsáveis saibamos dizer “não”. A palavra “não” faz parte do processo educativo dos nossos filhos, e ajuda muito as crianças desde cedo a lidar com as frustrações.

Ensine a poupar: dar uma mesada semanal ou mensal é uma boa opção para mostrar à criança como gerir o dinheiro. Explique a importância de pensar bem, antes de comprar algo e de ter uma reserva financeira para emergências no futuro. A mesada é ainda a forma mais famosa e tradicional de inserir os filhos no mundo das finanças. Ela é uma boa alternativa para ensinar as crianças a administrarem o próprio dinheiro e ajuda principalmente na hora em que forem receber seu primeiro salário, evitando que gastem tudo por impulso.

Uma dica interessante é dar para a criança 3 potinhos: um para doação, outro para o futuro e outro para a diversão. Assim, toda a vez que ela ganhar um valor, terá que separar uma quantia (exemplo, 10 moedas, 1 para a doação, 1 para o futuro e o restante pode colocar no potinho da diversão). Ensine desde cedo esses três itens, para que ela saiba que é importante se preocupar com o futuro, a importância de fazer doações; ajudar os amiguinhos e ter um valor separado para a diversão.

Dê o exemplo: educar para o consumo consciente é dar o exemplo. De nada adianta ensinar às crianças que não se deve consumir por impulso e estourar o orçamento familiar no shopping. Ensine brincando! Ensinar educação financeira para crianças por meio de brincadeiras é infalível.

 

Sobre nosso trabalho 

Se este artigo fez sentido e fez você refletir de alguma forma, a PBS (Personal Business Solution), em conjunto com a Five Rings Financial e a Agência Brazillionaires, oferece serviços de consultoria financeira para a comunidade brasileira e demais imigrante nos EUA. Através de empresas americanas com mais de 100 anos de atuação no mercado, nossos consultores licenciados têm acesso a produtos financeiros que proporcionam um planejamento patrimonial para todos os orçamentos. A nossa consultoria é um processo de Educação Financeira na qual nosso cliente aprende, desde conceitos básicos de finanças pessoal, até estratégias financeiras e tributárias mais elaboradas disponíveis aqui nos EUA, para organizar, proteger e aumentar o seu patrimônio. Fale com um de nossos Educadores Financeiros, é totalmente grátis.

Novos artigos todas as terças e quintas.