Se você é como a grande maioria das pessoas deste mundo e especialmente na cultura familiar brasileira, dificilmente você recebeu orientação quanto a finanças em sua infância, adolescência e até na sua fase adulta – triste realidade. Pior que isso, é que na maioria das vezes captamos o que está a nossa volta em forma de “verdades” populares e que se tornam possíveis crenças em nossas vidas e até são passadas as próximas gerações e isso por si só já é um grande perigo, pois poderemos duplicar algo que nem significa alguma realidade e limita a prosperidade de quem ainda nem nasceu. É neste conceito que aparecem frases que circulam livremente entre as famílias brasileiras como: “Quem nasce pobre, morre pobre” , “Dinheiro não dá em árvore”, “Dinheiro é sujo”, “Rico não entra no reino dos Céus” e por aí vai. Enfim, nossa mente cria nossas realidades para o bem e para nossas limitações também.

Conversando com um amigo, algo que ficou saliente é o que ele recebeu dos pais. Educação e orientação para  “voar”  literalmente falando. De infância profundamente pobre, ele recebeu fundamentos para ser o homem que é hoje. O principal que compartilho com você, é que a mãe dele sempre o encorajava a superar limites e não aceitar que alguém o desestimulasse a alcançar os sonhos por mais “loucos” que fossem para aquela realidade pobre e assim ele fez. Dinheiro segue o mesmo conceito. Se você se limita a pensar nele como algo difícil, complicado e que este assunto é somente para quem entende do assunto; você pode estar cada dia mais se afastando dele.

Quando falamos de dinheiro precisamos incluir toda nossa família. Conversas sobre finanças devem ser melhor gerenciadas e organizadas. Precisamos tornar isso um hábito. Contato com dinheiro, contar moedas e brincar com suas crianças criando um ambiente para que elas fiquem curiosas com aquilo que os pais usam para fazer as compras, deve ser algo simples e educativo ao mesmo tempo. Assim podemos iniciar um novo ciclo, liberando nossa comunidade destes mitos que travam a prosperidade. Devemos entender o significado do dinheiro em nossas vidas e o poder do equilíbrio entre gerar, gastar e investir. Você não precisa ter milhões para ser próspero, basta fazer o que tem que ser feito e com disciplina.
Não podemos confundir ganância com ambição e nem pobreza com humildade.  Na família a educação e planejamento, tem a função de protege-los de acidentes financeiros que podem ser irreversíveis. Pode ser um desemprego, um problema grave de saúde, uma manutenção na sua casa ou carro que estavam fora do orçamento; entre tantos outros.

De repente um problema que desestabiliza por completo suas finanças acontece e todo seu esforço de tanto trabalho, vai por água abaixo. Isto vemos todos os dias na comunidade brasileira.
Tendo atitudes certas em sua família, mesmo com pouco dinheiro irá ajudar muito; tendo atitudes erradas, mesmo com muito dinheiro, você não irá ter uma família próspera.
Pense bem: Seu salário é sua única garantia financeira, como na maioria das famílias brasileiras? Existe reserva de emergência e se existe, cobrirá quanto tempo de necessidades? Sua reserva está calçada em cima de linhas dos cartões de crédito?

Acredito que todos temos plena ciência de que o governo e os bancos não estão do nosso lado quando falamos de finanças, e te pergunto: De quem é a responsabilidade pelo seu dinheiro e suas finanças? De quem é a responsabilidade de criar prosperidade para suas gerações futuras? É duro e transformador ao mesmo tempo criar esta realidade de mudanças já, agora é o tempo certo. Não esperar mais é a solução e independe da situação financeira da família, pois são as atitudes que irão transformar a família em próspera ou não.
Dinheiro é somente um veículo para alcançar algo que desejamos e foi feito para ser usado, aplicado, investido, gasto de forma consciente e saudável para trazer mais bem-estar e saúde, Concorda? Então chegou sua hora, seu momento de buscar auxílio e viver uma vida de oportunidades positivas e prosperidade e para isso lhe convido a fazer contato comigo e receber gratuitamente uma aula educativa sobre finanças para sua família.
Eu e minha equipe temos um propósito e quero compartilhar com você, desejo e trabalho para que a comunidade brasileira em poucos anos seja a comunidade imigrante mais próspera da América.

Referências Bibliográficas

Sobre nosso trabalho 

Se este artigo fez sentido e fez você refletir de alguma forma, a PBS (Personal Business Solution), em conjunto com a Five Rings Financial e a Agência Brazillionaires, oferece serviços de consultoria financeira para a comunidade brasileira e demais imigrante nos EUA. Através de ampresas americanas com mais de 100 anos de atuação no mercado, nossos consultores licenciados têm acesso a produtos financeiros que proporcionam um planejamento patrimonial para todos os orçamentos. A nossa consultoria é um processo de Educação Financeira na qual nosso cliente aprende, desde conceitos básicos de finanças pessoal, até estratégias financeiras e tributárias mais elaboradas disponíveis aqui nos EUA, para organizar, proteger e aumentar o seu patrimônio. Fale com um de nossos Educadores Financeiros, é totalmente grátis.

Novos artigos todas as terças e quintas.