É possível entender que a principal vantagem do dinheiro, não é apenas o poder de comprar um carro importado ou uma casa maior. Isso será possível a medida que os seus rendimentos crescem, mas, a principal vantagem do dinheiro antes disso é proporcionar maior liberdade de escolha; ter acesso a novas opções e poder aproveitar as melhores oportunidades. Acredito que a construção de renda passiva, é um dos assuntos mais importantes a serem disseminados em locais que se propõem a discutir sobre dinheiro; graças ao potencial dos resultados que podem ser conquistados ao se optar em dedicar tempo e esforço nessa empreitada.

O que é renda passiva? A renda passiva nada mais é que: uma renda que não depende diretamente da pessoa para o valor cair em conta, ou seja, ela acontece quando não são necessários esforços físico ou intelectual todos os meses, ou de tempo em tempo para que se tenha um retorno financeiro. Trata-se de uma renda garantida sem precisar trabalhar ativamente para recebê-la. A renda passiva também não depende e não deve se prender a momentos específicos, além de ser importante para o futuro financeiro da pessoa; já que permite evitar que se corra riscos em cenários de longo prazo, onde podem acabar sendo imprevisíveis.

Como gerar uma renda passiva?
É importante lembrar que, para alcançar uma renda passiva, é necessário um esforço inicial que renda lucro de forma passiva ao longo do tempo, no futuro. Por isso, alcançar a renda passiva pode exigir muito trabalho; por um longo período de tempo, para que ela possa ser construída.
Assim, quando a pessoa quer alcançar a renda passiva, ela precisa ter foco em longo prazo. No curto prazo acaba sendo mais difícil, pois será necessário ter um capital já investido.
Agora quando se fala a longo prazo, é possível ter tempo para se preparar até a renda passiva começar a chegar. Para dar os primeiros passos na geração de renda passiva, a primeira pergunta é: qual o nível de esforço estou disposto a aplicar? A partir daí, é preciso traçar uma meta, projetar o quanto quer receber mensalmente e em qual momento de vida. O próximo passo é levantar qual o capital disponível que se tem e o quanto é preciso investir para chegar no objetivo desejado, para ter clareza da sua jornada e próximos passos. Para isso, um planejamento financeiro é essencial e é muito importante entender os riscos de cada possível escolhida para se obter renda passiva; além de ser necessário considerar atenção à inflação, que pode acabar prejudicando o rendimento da renda passiva ao longo do tempo. Para isso, é recomendável diversificar a fonte de renda passiva, pois, se alguma delas for afetada, é possível ter uma compensação.

A partir disso é seguir para prática, fazer com que o dinheiro passe a render. Quanto mais conseguir investir até a idade que a pessoa colocou como meta, melhor. Assim, não é recomendável esperar se chegar em um salário ideal para começar a criar hábito de renda passiva. Ela é uma construção. Quanto antes começar, melhor. Por isso, é importante usar o tempo ao seu favor para o montante investido crescer.

 

Sobre nosso trabalho 

Se este artigo fez sentido e fez você refletir de alguma forma, a PBS (Personal Business Solution), em conjunto com a Five Rings Financial e a Agência Brazillionaires, oferece serviços de consultoria financeira para a comunidade brasileira e demais imigrante nos EUA. Através de empresas americanas com mais de 100 anos de atuação no mercado, nossos consultores licenciados têm acesso a produtos financeiros que proporcionam um planejamento patrimonial para todos os orçamentos. A nossa consultoria é um processo de Educação Financeira na qual nosso cliente aprende, desde conceitos básicos de finanças pessoal, até estratégias financeiras e tributárias mais elaboradas disponíveis aqui nos EUA, para organizar, proteger e aumentar o seu patrimônio. Fale com um de nossos Educadores Financeiros, é totalmente grátis.

Novos artigos todas as terças e quintas.