Todo mês é a mesma coisa: o salário chega e vai embora com tanta facilidade, que você não faz ideia de onde ele foi parar. Se você se identificou com isso, pode ser que esteja jogando dinheiro fora; algumas vezes quase literalmente. Identificar essas despesas e cortar pela raiz é fundamental para controlar seu orçamento; e gastar seu suado dinheirinho com as coisas que realmente deseja. Ter uma almofada financeira é essencial para ter uma vida mais descansada. Seja para assegurar o seu futuro, como também enfrentar a despesas inesperadas e claro realizar alguns sonhos, a poupança é muito importante. Para isso, é aconselhável que se organize de forma a conseguir por algum dinheiro de parte todos os meses.

E se pensa que não consegue poupar porque chega ao final do mês e quase não sobra dinheiro do seu ordenado, saiba que deve pensar de forma contrária. Uma das principais regras da poupança é pagar-se a si mesmo em primeiro lugar. E o que quer isto dizer? A poupança deve ser feita assim que recebe o seu salário, ou seja, assim que receber deve logo colocar uma parcela de parte e guardar o dinheiro. Reunimos as maneiras de desperdício mais comuns para ajudar você a se livrar delas, veja só!

Comprar comida sem planejar (e depois jogar tudo fora).

Ter um plano na academia e não usar.

Não aprender a fazer as coisas por si.

Não ler os contratos que assina.

Aproveitar toda e qualquer promoção desenfreadamente.

Mas então, como administrar seu dinheiro? Reunimos também 5 dicas para te ajudar!

Os benefícios de fazer uma gestão financeira saudável são muitos. Passam por estabilidade, tranquilidade e até mesmo pelo bom uso dos recursos acumulados com o decorrer do tempo. Afinal, ninguém quer passar sufoco entre boletos e prestações. Mudar os hábitos financeiros requer alguns cuidados e muita atenção aos detalhes. Mas, como tudo mais na vida, é uma questão (principalmente) de adaptação. Com um pouco de disciplina, você será capaz de conquistar resultados incríveis, ou quem sabe até mesmo começar a investir com pouco dinheiro.

1. Defina metas e objetivos financeiros. O primeiro passo para saber administrar seu dinheiro é ter metas claras; é essencial que você saiba onde (e em quanto tempo) você quer chegar. Pode parecer o tipo de reflexão complexa, mas, honestamente, não é.

Quais são seus objetivos futuros? Separe em:

próximos 6 meses;

para daqui a 1 ano;

para daqui a 5 anos.

2. Catalogue todos os gastos. Para que você consiga chegar longe nesse processo de reeducação financeira, você terá que enfrentar a dura realidade dos seus gastos. Para isso, coloque em uma planilha todas as contas que você paga recorrentemente, conta de luz, água, etc (e o que é adicional). Sabe aquele café da manhã na padaria? Ele precisa entrar. Pequenas despesas podem atrapalhar muito a saúde financeira. Pode incluir também aquela compra nada planejada de roupas
ou presentes.

3. Realize um planejamento financeiro. Agora que você já sabe, quais são seus objetivos financeiros e para onde vai o seu dinheiro; chegou a hora de começar a colocar a mão na massa e estruturar mudanças. Aqui você vai focar totalmente em seu planejamento financeiro. Pense em quais contas podem ser cortadas, quais hábitos merecem ser mudados e até mesmo o que você precisa fazer para aumentar a sua receita. São pequenas mudanças que podem até ajudar a garantir uma aposentadoria tranquila.

4. Invista em educação financeira. O conhecimento em finanças, investimentos ou no bom uso do dinheiro não faz parte da cultura do brasileiro. Por isso, talvez você precise investir em sua educação financeira. Não importa qual o seu perfil na hora de estudar. É possível fazer cursos online, ler livros ou se for o caso, contratar um consultor na área. Talvez você veja que uma pessoa especializada pode guiar você para sair das dívidas e começar a investir.

5. Aprenda a poupar e investir para o futuro! Por fim, arregace as mangas e coloque em prática tudo o que você aprendeu. Aqui é a hora de poupar para investir no futuro. Nessa fase, você já terá muita clareza sobre como o descontrole financeiro é um problema grave. Então, aproveite para mudar seus hábitos. Depois de descobrir as diferenças entre economizar, poupar e investir, você deve voltar ao seu planejamento de curto e longo prazo e refletir sobre as metas para administrar seu dinheiro.

Sobre nosso trabalho 

Se este artigo fez sentido e fez você refletir de alguma forma, a PBS (Personal Business Solution), em conjunto com a Five Rings Financial e a Agência Brazillionaires, oferece serviços de consultoria financeira para a comunidade brasileira e demais imigrante nos EUA. Através de empresas americanas com mais de 100 anos de atuação no mercado, nossos consultores licenciados têm acesso a produtos financeiros que proporcionam um planejamento patrimonial para todos os orçamentos. A nossa consultoria é um processo de Educação Financeira na qual nosso cliente aprende, desde conceitos básicos de finanças pessoal, até estratégias financeiras e tributárias mais elaboradas disponíveis aqui nos EUA, para organizar, proteger e aumentar o seu patrimônio. Fale com um de nossos Educadores Financeiros, é totalmente grátis.

Novos artigos todas as terças e quintas.