
Já estamos no mês de dezembro, chegando à reta final de 2021. Se aproxima o período em que as famílias tradicionais tendem a ter contato com mais dinheiro, seja por bonificações das empresas ou pelas gorjetas dos clientes. Com isso os integrantes das famílias também tendem a gastar mais. Por esta razão, cada indivíduo precisa ter controle e organização das finanças pessoais para não afetar gravemente o planejamento familiar.
Com a volta da confiança dos consumidores, devido a redução dos infectados pela Covid 19, as vendas voltaram a ter números positivos neste final de ano. Entretanto, é importante repensar seus gastos e suas prioridades para que as festas de Natal e ano novo não se tornem um problema indesejável relacionado às finanças.
Conversei com alguns especialistas e irei trazer aqui algumas dicas que pude destacar que poderá ajudá-lo neste processo.
Tenha claro quais são suas receitas e despesas fixas. Analise as receitas e despesas variáveis. Escreva tudo isso em uma planilha para que você possa acompanhar o processo de recebimento e pagamento das mesmas.
- Considerar o bem-estar financeiro e a saúde de sua família é muito importante, portanto, evite festas com grande aglomeração de pessoas. O vírus perdeu força com a vacinação e os demais cuidados, mas ainda não nos abandonou. Gastos com hospitais e farmácia é algo que você não deseja receber de presente neste final de ano.
- Preparar um orçamento de quanto você poderá gastar no final de ano é o primeiro passo para proteger suas finanças de surpresas negativas. Isso ajudará a equilibrar a sua economia para começar 2022 com mais saúde financeira.
- Evite usar o cartão de crédito. Muitos estudiosos dizem que o dinheiro é emocional. Gastar dinheiro em “espécie” dá uma “dorzinha no coração”, sensação que não se sente se gastar no cartão de crédito, mas uma “dorzona” poderá ser sentida na hora de pagar a fatura.
- Neste período que as pessoas têm contato com mais dinheiro, é importante guardar para ter dinheiro em um fundo de emergência. Afinal, não sabemos quando poderemos precisar, e tenho certeza de que pedir ajuda para os sogros ou recorrer aos amigos nunca foi uma decisão agradável.
Não force seu orçamento. Planeje mais perto possível da sua realidade. São se iluda comprometendo sua receita, deixando se levar pelo dinheiro extra.
- Por fim, evite dívidas desnecessárias, elimine o pensamento clássico de “é para isso que trabalho”, “eu mereço”. Você merece mesmo, mas lembre-se de que ter dinheiro investido e/ou guardado também pode fazer parte do seu merecimento.
- Se possível for, antecipe seus gastos, mas a melhor opção é: invista seu dinheiro com juros compostos.
Estas são apenas algumas dicas que deixo aqui para vocês. A PBS tem webinares e palestras de educação financeira (totalmente grátis) que ajudarão você e sua família a entender como ter uma organização das finanças através do funil e a entender o fascínio dos juros compostos trabalhando ao seu favor. “Dinheiro em si não é mau e nem bom, ele simplesmente proporciona escolhas. Estas sim, podem ser boas ou más.”
Sobre nosso trabalho
Se este artigo fez sentido e fez você refletir de alguma forma, a PBS (Personal Business Solution), em conjunto com a Five Rings Financial e a Agência Brazillionaires, oferece serviços de consultoria financeira para a comunidade brasileira e demais imigrante nos EUA. Através de ampresas americanas com mais de 100 anos de atuação no mercado, nossos consultores licenciados têm acesso a produtos financeiros que proporcionam um planejamento patrimonial para todos os orçamentos. A nossa consultoria é um processo de Educação Financeira na qual nosso cliente aprende, desde conceitos básicos de finanças pessoal, até estratégias financeiras e tributárias mais elaboradas disponíveis aqui nos EUA, para organizar, proteger e aumentar o seu patrimônio. Fale com um de nossos Educadores Financeiros, é totalmente grátis.
Novos artigos todas as terças e quintas.